FAQ – 10 DÚVIDAS QUE VOCÊ PODE TER!


13 Flares Filament.io 13 Flares ×


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A ATIVIDADE DE PERSONAL ORGANIZER 

1 –  Qual o nome certo desta atividade? Personal Organizer, Home Organizer ou Consultora em Organização?

Todas alternativas estão corretas, o termo mais conhecido ainda é Personal Organizer, nós da AF Duo preferimos nos designar como Consultoras em Organização, pois acreditamos que assim o cliente se torna mais próximo do que está contratando (nossa consultoria), os termos em inglês podem não ser bem interpretados em todos os lugares do Brasil.

2 –  Sou uma pessoa extremamente organizada, isso é suficiente para trabalhar com organização residencial?

Para prestar qualquer tipo de serviço, é necessário muito preparo. Estamos falando de entrar em residências de pessoas totalmente estranhas ao nosso círculo de amigos e familiares e executar uma organização da parte interna de seus armários. Porém não podemos organizar a casa de um terceiro conforme nosso gosto pessoal. Além de ser organizado é necessário ter em mente que você deverá desenvolver todos papéis na sua pequena empresa: divulgar seu trabalho, controlar suas mídias sociais, administrar finanças e muito mais. Tudo isso faz parte de desenvolver uma atividade de forma profissional.

3 – Qual a remuneração mensal de um profissional de organização?

Ser bem remunerado é o que todos desejam. Porém como estamos falando de prestação de serviços (que depende de diversos fatores, tais como localização geográfica, demanda, valores de mercado) fica muito complicado chegar a um número mínimo exato. Tudo dependerá da dedicação e empenho do profissional em buscar sua clientela e garantir seu espaço no mercado de trabalho. O que podemos ter como base são valores praticados no âmbito nacional que variam entre R$450,00 a R$ 1200,00 por dia de trabalho (o que não significa que este trabalho é calculado por diárias). Se você irá trabalhar 10, 15, 20 ou nenhum dia do mês será sempre consequência de seu comprometimento pessoal e profissional.

4 –  Posso trabalhar como organizadora residencial nas horas vagas?

Não é impossível, mas vai ficar complicado…. saiba que um projeto de organização na casa de um cliente dificilmente irá durar somente um dia. Como você faria para realizar uma organização aos poucos?! Se você tem pouco tempo livre na agenda poucos projetos você conseguirá desenvolver por mês. Por um tempo é possível levar esta atividade como paralela, mas como a tendência é que um trabalho bem executado seja recomendado a outros futuros clientes, se você não tem tempo para atendê-los terminará por perder clientes.

5 – Um curso de organização residencial é profissionalizante ou técnico?

Este é um assunto delicado vamos explicá-lo por partes:

  • A atividade de organizador profissional ainda não é reconhecida no Brasil. Não temos um código brasileiro de ocupação formal.
  • Desta forma os cursos desta área são livres , não estando vinculados a nenhuma instituição formal de ensino superior ou técnico;
  • Nos cursos da AF Duo, você receberá orientações de duas profissionais atuantes no mercado de trabalho que irão te passar sua metodologia de trabalho, desenvolvida sob muita pesquisa e projetos executados.
  • Os certificados emitidos pela AF Duo atestam sua participação em nosso curso, porém não podem constar como atividades extra curriculares para nenhum curso superior ou semelhante.

6 –  Que órgão regula esta profissão no Brasil?

Como dito anteriormente, esta ainda não é uma profissão reconhecida. Estamos a caminho desta formalização, que pode levar muitos anos até que sejamos considerados pelo ministério do trabalho. Veja o exemplo dos designers que tiveram somente sua profissão regulamentada pelo Senado em 2014 (LEIA MAIS AQUI)  24 anos após a entrada do primeiro projeto que propôs a regulamentação. As leis são lentas no Brasil, esperamos que nossa luta em breve tenha início. O que já temos no Brasil é uma Associação de Profissionais de Organização e Produtividade a ANPOP criada em março de 2014, que irá lutar junto a nós e outros profissionais pela regularização de nossa profissão, entre outras incumbências. Ana Ziccardi e Fernanda Graeff, fazem parte desta associação desde sua fundação, sendo sócias pioneiras. Esperamos que você também venha a fazer parte desta associação.

7 –  O curso AF Duo segue os padrões americanos?

Nosso espelho sempre será os Estados Unidos, berço da organização residencial no mundo, onde esta profissão vem se desenvolvendo desde os anos 80. Porém a forma como o mercado brasileiro absorve este serviço é muito diferente do mercado americano. Estamos falando de públicos totalmente diferentes, desta forma o que ensinamos no curso é a forma como o brasileiro aprendeu a conhecer esta atividade, e como vem sendo bem aceito, pois ambas temos quase 5 anos de atividades exclusivas no mercado de organização residencial. Não se iluda com promessas de cursos modulados segundo padrões americanos ou certificados por associações norte americanas. Se você quer um curso americano terá que deslocar-se até lá, pois nenhum curso no Brasil é autorizado ou certificado por instituições norte americanas.

8 –  Quero um curso da AF Duo na minha cidade é possível?

Se você quer um curso AF Duo na sua cidade (além das que já estejam pré agendadas e com inscrições em aberto), precisamos de uma turma mínima de 5 alunos e no máximo 10; realizar um levantamento de custos de deslocamento e locação de salas. Se você quer reunir suas amigas para um treinamento conosco entre em contato pelo nosso email contato@afduo.com.br vamos adorar levar a organização para sua cidade!

9 – É possível comprar os cursos AF Duo no modo vídeo ou comprar as apostilas?

No momento nossos cursos são presenciais. Acreditamos na interação com nossos alunos, e que nossa presença frente a frente, em turmas pequenas é o que torna nosso trabalho especial. Desta forma cada aluno consegue durante nossos 4 dias e 28 horas de curso tirar o máximo de dúvidas possíveis. Tendo um atendimento diferenciado, seu começo de carreira será muito mais fácil do que foi o nosso!

Somente horas de consultoria on line (via Skype ou Hangout) podem ser contratadas, a fim de sanar dúvidas pontuais ou auxiliar profissionais que já estejam atuantes no mercado de trabalho e precisam de auxílio. Se este for seu caso temos como atendê-lo. Solicite através do nosso email contato@afduo.com.br

Estamos trabalhando para desenvolver um curso em plataforma on line, mas ainda sem prazo de lançamento.

10 – Por quanto tempo recebo suporte após o curso?

O tempo que for necessário! Não fixamos um prazo para atender nossos ex-alunos. Seja contato via email ou telefone, sempre vamos ter lugar na agenda para tirar as dúvidas pós curso. E assim que colocar seu trabalho em prática divulgamos seu nome em nosso site.

Acompanhe nossa agenda de cursos! Inscreva-se aqui!

Ainda ficou com dúvida?

Escreva para gente!

Abraços Ana Ziccardi e Fernanda Graeff

AF Duo

contato@afduo.com.br

 

 

 

 

 

 

13 Flares Facebook 13 Email -- Filament.io 13 Flares ×

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *